Paedagogica Pharmacopoeia - propõe uma revolução educacional libertária que começou a ser construída ao longo da experiência do autor Guy Barros Barcellos como docente em escolas públicas, em suas vivências nos laboratórios de biologia, na criação dos museus escolares de ciência e atividades de alfabetização científica.
“Este livro é mais do que meus frascos de condimentos e comedimentos. É meu uivo, meu zurro, meu grito, meu cansaço, meu pontapé, meu gemido, meu suor, meu escarro naquilo que mais abomino dentro do que mais amo, que é a Educação. É uma biblioteca (das poções) que eu uso para conduzir as crianças, tendo como base de tudo o acolhimento, deixando a pessoa ser o que ela é e o que ela quer ser. Minha modesta farmacopeia é inspirada também no meu avó que era farmacêutico, humanista e autodidata. Encontrarás o que (dis) pensa um professor jovem. Que os efeitos colaterais provoquem um delicioso abraço pela Educação do Abraço”, enfatiza o autor.
Discorre suas poções de transgressão e acolhimento em sala de aula ao longo de 120 páginas e entre os mais de 60 aforismos impactantes: "Escola: um presídio, no qual os condenados pagam pelo crime de serem jovens"; "Às favas com as regras. Se estiverem erradas eu as transgrido. E se estiverem certas, também"; Revelando-se um jovem insatisfeito com o maneirismo do sistema, esperançoso em transcender o receituário de uma educação tradicional e que idealiza ser participante da mudança para uma educação mais humanizante como ressalta "A escola senso comum é tão presídio que até o currículo fica atrás de grades" (a grade curricular).
Farmacodinâmica e Efeitos Adversos
Ode Pólvora - Feu D´artifice
Cataplasmas e Supositórios
Título:Paedagogica Pharmacopoeia
Autor: Guy Barros Barcellos
Editora: Cinco Continentes Editora
Ilustrado. Tamanho 16 X 23 , capa brochura em papel supremo 250 grs, 4 x 0 cor, com abas, plastificação normal, miolo em papel offset 75g , 1x 0 cores. Acabamento: dobrado, costurado e colado.